sexta-feira, 8 de junho de 2012

LANÇADO O SELO DOS " 50 ANOS" DO NOSSO DEPTO. DE JUDÔ


 Nosso Departamento surgiu no inicio da década de 60 por iniciativa de Afonso Mazzocco,  tendo como Patrono o Presidente Walter Kauffmann, sendo um dos primeiros departamentos de judô em sociedades no estado do Rio Grande do Sul. Muitos professores lecionaram a arte no Gondoleiros, entre eles o Sensei Henrique Dias (anos 60), Sensei Naoshige Ushigima (anos 70), Sensei Celso Palma (final de 70 inicio 80), Sensei  Carlos Matias de Azevedo (até 1987), o Sensei Cleto Alves Mendes (1999 a 2004) e Sensei Marçal Souza Neto (a partir de 2004)
Destaca-se na década de setenta a dedicação dos dirigentes Ricardo Gaston ( 1.º presidente da FGJ) e Güinter Schunke que mobilizaram um equipe quase que imbatível!
Fomos o precursor do Judô feminino de nosso estado com a pioneira Léa Linhares ainda na década de sessenta, rompendo varias barreiras e enfrentando todos os tipos de preconceito. Em 1970, quando se criou a Federação Gaúcha de Judô, a Sociedade Gondoleiros uma das potências da época, foi a primeira a assinar junto à nova Federação. No da década de setenta tivemos como diretor o saudoso Mario Palma, sucedido por Antônio de Freitas Pereira. Dona de uma série de 6 conquistas em campeonatos estaduais no geral, mantendo sempre a hegemonia em todas as categorias, a Sociedade Gondoleiros, fechou a década de 70 tendo conquistando, com seu atleta Celso Palma em 1976, o primeiro título de um gaúcho em Campeonato brasileiro, na época Celso era da Classe Juvenil.
Em 1987,  houve o fechamento do departamento por decisão política. 
Mas o Judô dos Gondoleiros sempre teve um recomeçar
Reaberto em 1999 na primeira gestão de Paulo Pelaipe, com a adesão de vários atletas oriundos do Lindóia Tênis Clube, Juntamente com o Sensei  Cleto Alves Mendes, acrescidos de novos jovens de nosso bairro, nosso departamento já começou despontar com vários  títulos estaduais,  medalhas e classificações nacionais, tendo como Diretor de Depto Marçal Souza Neto.
Em 2003, já como novo Dojô construído  em 2002 na Rua São Paulo, local de origem do Depto., conquistamos o título de Campeão Geral da Divisão Especial de toda a temporada FGJ. Sendo o Diretor da ocasião Airton Tonelo. Em 2004, repetimos o feito Campeão da Divisão Especial no Feminino e 3.º Lugar no Masculino, e o Tri em 2005 Geral,  tendo como Diretora a Sra. Roseleni da Pieve. Em 2010  assumi como Diretor o judoca Walter Kauffmann Neto, neto de nosso patrono tendo como Responsável Técnico Sensei Marçal Martins de Souza Neto. No ano dos 90 anos do Clube realizamos a Copa Gondoleiros de Judô no Ginásio do G.N. Gaúcho sendo a mais concorrido da temporada. No mesmo ano tivemos um judoca formado no clube como técnico do nosso 1.º campeão mundial de judô João Derly, o  Sensei “Kiko” Antonio Carlos Pereira formado no Gondoleiros.
Atualmente  com uma renovada equipe de quase 50 atletas com três horários de treinamento sob a presidência do Clube de Paulo Pelaipe e Direção do Depto. do Sensei Marçal Souza Neto – 3.º Dan.  O Judô Gondoleirino se prepara para marcar a historia nos próximos 50 anos.